História
Osório localiza-se em região de extrema importância histórica, considerando-se os primeiros tempos de proteção e colonização das terras extremas do território. No final do século XVII, a faixa litorânea tornou-se conhecida pelos paulistas e lagunenses que vinham em busca de gado. Também era o modo de chegar ao ponto das invasões castelhanas. O caminho ficou conhecido como Estrada da Laguna.
Em 16 de dezembro de 1857, o município de Osório emancipou-se de Santo Antônio da Patrulha, levando consigo uma vasta área, de Palmares do Sul a Torres. O colonizador e o imigrante alemão ou italiano foram se instalando nas redondezas de Conceição do Arroio.
Em 1934, sem consulta popular, Conceição do Arroio passa a chamar-se Osório, por ordem do interventor federal José Antônio Flores da Cunha, como forma de homenagear o marechal Manuel Luís Osório, patrono da Cavalaria nacional, ali nascido.
Geografia
Localiza.Sua população era de 36.131 habitantes em 2000, segundo o IBGE. É o município mais importante do litoral norte do Rio Grande do Sul, sendo um grande pólo para a planície costeira gaúcha em diversas categorias.
É conhecido como "Cidade das Lagoas", por ter uma rede de 29 lagoas, muitas delas interligadas, e "Cidade dos Bons Ventos", devido aos grandes ventos desta região.
Reveillon
No Reveillon de Osório,muitas pessoas vão até o Mirante,na virada de 2009 - 2010,mais ou menos tinham 150 pessoas no mirante para ver os fogos de artificío das praias de:Tramandaí,Capão da Canoa e Imbé.A Vista é panorâmica das praias.Economia
Historicamente, no período de 1921 a 1960, a exploração das vias navegáveis de Osório a Torres transformou-se em um meio de comunicação e transporte de Osório-Torres, e foi importante para o desenvolvimento econômico, cultural e educacional, não só para o município de Osório como para todo o litoral norte.Em razão dos ventos, em Osório foi construída em 2007 a segunda maior usina eólica do mundo, o Parque Eólico de Osório, atrás apenas dos Estados Unidos, e a maior da América Latina. No Brasil hoje é produzido pouco mais de 28 MW de energia eólica em Osório são mais de 150 MW. Em complemento a disso, como destaque turístico, a sede do Aeroclube de Planadores Albatroz.
Turismo
- Praias
- Lagoas
- Mirante
- Eventos
- Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osório
O Parque possui camping e quadras de esportes (inclusive para a prática do pólo e golfe), cavalos para montar, passeio em Din-Din, lagos artificiais para banho, pistas de hipismo, recanto infantil, quiosques e churrasqueiras, play ground, bar e restaurante. O ponto alto é a casa do Marechal Osório, hoje transformada em museu. Há também o Museu das Armas, com 469 peças em exposição.
Muito bem cuidado, o Parque ainda abriga um memorial, onde repousam os restos mortais de Osório e onde pode ser vista uma tela a óleo de grandes dimensões, que retrata a vida do Marechal e a evolução da cavalaria brasileira. Outro prédio existente no local é uma atafona, construída em pedra de arenito, que se destinava à moagem de cereais por tração animal.
Há também em exibição material bélico do Exército Brasileiro desativado, na Praça dos Estados. No interior do parque há ainda uma pousada. Próximo à estrada um obelisco é visível por quem passa.
Monumentos e prédios históricos
- Catedral Nossa Senhora da Conceição
- É a segunda igreja do município, erguida no local onde foi construída a primeira, situada junto a Praça General Osório.
- Igreja Matriz Nossa Senhora do Caravaggio
- Em 1987, foi construído o Salão Paroquial para atender a comunidade do bairro Caravágio. Sete anos depois, 1994, é criada a Igreja Nossa Senhora do Caravaggio, em homenagem à santa do mesmo nome. Em 2001, torna-se Igreja Matriz.
- Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos
- A Biblioteca Pública Municipal funciona desde 1985 no prédio antigo da Prefeitura, que foi construído em meados do século XIX. Ela conta com um grande acervo literário e um bom espaço para estudos, pesquisas e lazer. Apresenta a Sala Verde cujo acervo é voltado ao meio ambiente e a Sala de Leitura Infantil, voltada ao público mirim.
- Casas das Antenas
- As paredes externas de cinco casas, que abrigam antenas no Morro da Borússia, receberam pinturas em estilo grafite. Essas pinturas expressam, artisticamente, as etnias do município que o colonizaram, como os moçambiques e aspectos atuais do cotidiano, tais como os visitantes e praticantes do voo livre. É a arte retratando o passado, a história da cidade e, ao mesmo tempo, contemplando o presente, o mundo contemporâneo.
- Largo dos Estudantes Sônia Chemale
- Ao lado da Biblioteca Municipal está situado o Largo dos Estudantes, que foi inaugurado em 1996. Possui uma bela área de lazer com um palco para a realização de espetáculos, espaço para as crianças brincarem e adolescentes e adultos passearem.
- Mirante do Morro da Borússia
- Acesso asfaltado pela estrada Romildo Bolzan. Na estrurura é possível apreciar a serra, as lagoas, o mar, a sede da cidade, as praias vizinhas e o Parque Eólico. A lindíssima vista também compensa a subida através de uma trilha ecológica que vai da base até o topo do morro.
- Monumento do Sesquicentenário
- O Monumento foi inaugurado em 15 de dezembro de 2007 em comemoração aos 150 anos do município e representa em sua arte, a evolução das antigas carretas de boi até as modernas instalações do Parque Eólico. O Município de Osório (antiga Conceição do Arroio) emancipou-se de Santo Antônio da Patrulha em 16 de dezembro de 1857. Está localizado na RS 030, entrada da Rua Marechal Floriano Peixoto.
- Muro “As Sete Maravilhas de Osório"
- A pintura do muro retrata as maravilhas de Osório, expressando as belezas do município e resgatando a sua história guardada na memória, nas fotografias, nos livros e nos jornais. Foi uma homenagem das Escolas Municipais aos 150 anos da cidade, realizando uma reeleitura de monumentos antigos, pontos e prédios históricos, espaços de lazer esquecidos, que renascem no retrato do muro através da arte. O Muro está localizado na Rua Santos Dumont em frente a praça do Bairro Albatroz, no muro da garagem de máquinas da Prefeitura.
- Museu Antropológico de Osório Leonel Montovani
- O museu osoriense foi inaugurado em 1982, e hoje, está locado no segundo piso do prédio da Biblioteca Municipal. É a sede do Pólo Cultural do Litoral Norte do RS. Dispõe de um acervo com cerca de 200 objetos, resgatando a cultura dos antepassados da região, a açoriana e a afro-brasileira (Maçambiques); bem como, sua evolução e o conhecimento da história de outras regiões, através de amostras, exposições permanentes e itinerantes.
- Museu da Via Férrea
- O Museu foi inaugurado em 19 de maio de 2008 e é uma cópia fiel da estação que existia no mesmo local. Apresenta um pouco da história do transporte ferroviário na região, com réplicas de locomotivas, fotos históricas, maquetes e objetos ligados ao transporte ferroviário. Também mostra a história da navegação lacustre com fotos do antigo porto.
- Parque Municipal de Rodeios Jorge Dariva
- O Parque de Rodeio ocupa uma área de 20 hectares arborizado com mata nativa. Foi fundado em 1975, no antigo Jóquei Clube do município. É um espaço destinado à realização de grandes eventos culturais ligados às tradições gaúchas; entre elas, o Rodeio Crioulo Internacional com provas campeiras e apresentações artísticas. Possui uma boa infraestrutura para atender os visitantes e o campista; um anfiteatro, parcialmente coberto; sanitários e churrasqueiras.
- Praça das Carretas
- Praça de excelente infraestrutura para o lazer e recreação. Possui um amplo calçadão; pracinha para as crianças; quadras de esportes; cancha de bocha; aparelhos de ginástica ao ar livre; bancos para descanso e sanitários. Com área arborizada, agradável para o convívio familiar e poder tomar o chimarrão. Os Carreteiros, viajantes provindos das estâncias, no final do século XIX ali paravam para o descanso ou pernoite, o que explica o nome da praça.
- Praça Nossa Senhora da Conceição
- Praça situada no centro da cidade, em frente à Catedral, possui o monumento em homenagem ao General Osório - filho ilustre na história do município -. Preserva várias espécies vegetais, com calçadão que propicia a sua travessia e oferece descanso à sombra de suas árvores centenárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário